Search Engine Optimization, o SEO, é um conceito já bem estabelecido no mercado web, a ponto de que é raro que se crie um site atualmente sem que se leve em conta os princípios de otimização de mecanismos de busca, com destaque para o Google.

E, da mesma forma que os sites querem ser encontrados e se destacar dentro dos milhões de outros que existem, o mesmo ocorre com os apps, que são disponibilizados em quantidades cada vez maiores, e precisam encontrar formas de se destacar e serem achados pelos potenciais consumidores.

Para isso existe a técnica de ASO – App Store Optimization. Este princípio surgiu quando a oferta de apps cresceu muito, fazendo com que o ato de ser encontrado dentro da App Store ou Google Play passasse a ser cada vez mais difícil; como resposta, os desenvolvedores começaram a criar estratégias para fazer seus apps serem mais facilmente encontrados, seja diretamente nas lojas, seja por outros canais. Se você quer que seu app emplaque nas lojas de apps, confira as dicas que têm trazido resultados interessantes:

  • Maximize a presença na loja: segundo a Nielsen, 63% dos downloads de apps ocorrem dentro das lojas, então tente tirar o máximo deste ambiente para seu app. Invista em screenshots de alta qualidade e com boa variedade, coloque a descrição do produto e procure usar 100 caracteres para isso, ofereça vídeos com demonstrações, pois todos estes fatores ajudam a ranquear melhor seu produto;
  • Use as redes: as redes sociais são ambientes que cada vez mais estão sendo usados para divulgação e até começam a permitir o download direto dos programas. Crie páginas do produto e gere engajamento para maximizar o download;
  • Não subestime o poder do boca a boca: em tempo digitais é fácil esquecer o poder da recomendação direta. Sendo assim, estimule a divulgação do produto de usuários para amigos e familiares, pois isso tende a gerar sinergia e aumentar a taxa de downloads;
  • Valorize seu site: vale a pena ter um site para você ou seu produto, onde os usuários poderão ver as novidades e conhecer mais do produto, e de onde você poderá tanto oferecer o download quanto direcionar o fluxo de usuários para a página do app dentro da loja, o que ajuda gerar mais movimento para seu aplicativo, consequentemente fortalecendo sua posição dentro das lojas.

Além de seguir estas práticas, quem quer máximo resultado precisa contar com especialistas como o RankMyApp, líderes no Brasil em ASO. Eles oferecem tecnologia de ponta para analisar desde as melhores keywords para seu produto até seus potenciais concorrentes, e dão as melhores soluções para seu app ter o melhor desempenho possível nas lojas. Não perca tempo: descubra como criar seu app com a Quaddro, e coloque ele no topo dos downloads com a RankMyApp!