Imagine poder experimentar um app direto em seu telefone e só depois de testar e gostar fazer o download. Imagine usar algumas funcionalidades de um app que você precisa muito na hora mas não tem espaço no aparelho nem tempo para baixar. Pois situações como estas foram identificadas pelo Google que, para melhorar a experiência do usuário de todas as formas, criou um sistema web que permite o uso de partes de aplicativos sem que seja feito o download, tudo direto pelo Chrome. Este é o Instant Apps.

 

Instant Apps: Maior poder aos consumidores

 

Este recurso permite que usuário use algumas funcionalidades de apps selecionados da Google Play, direto pela web e sem a necessidade de download, o que economiza tempo e dados do usuário.

O usuário pode ter esta experiência pela Play, tocando em “testar agora” ao invés de “instalar”, e o sistema se encarrega de ativar o app diretamente online; similarmente, se você encontrar o app pelo mecanismo de busca do Google, ele também será redirecionado para esta tela, seguindo o mesmo processo.

Este recurso é interessante para o desenvolvedor pois, além de sua capacidade de teste dos apps por parte do usuário, permite que versões mais antigas do Android usem aplicativos mais novos, com possibilidade de uso até por usuários do Android 4.1, o que democratiza o acesso aos aplicativos; é válido destacar que compras dentro do aplicativo continuam sendo possíveis, o que expande um pouco as possibilidades de mercado para usuários com aparelhos mais antigos.

Como este recurso, ao menos inicialmente, não será obrigatório, é interessante que os desenvolvedores sejam proativos e deem atenção para esta nova funcionalidade. Dado que o Instant Apps usa as mesmas API’s que os apps comuns e não requerem um código fonte ou mesmo projeto separado, vale a pena disponibilizar esta facilidade para os usuários, pois você aumentará sua chance de ter seu produto usado e, com isso baixado, ou mesmo de alcançar um mercado que, não fosse esta ferramenta, talvez estivesse fora das especificações de uso de seu app. Lembre-se, contudo, que para ativar esta possibilidade de uso, seu app precisa ser nativo, ou seja, aplicativos híbridos estão fora.

Não perca a chance de surfar na frente da curva de inovação do mundo dos aplicativos: se você ainda não criou o seu, venha se aperfeiçoar na Quaddro, aprenda as melhores técnicas e práticas em Java do mercado, crie seu programa e comece sua carreira de sucesso no mundo mobile.