Imagine um mercado de que deve movimentar quase 140 bilhões de dólares em 2021 ao redor do mundo, segundo o App Annie. Parece atraente? Pois este é o mercado de aplicativos para celular, sendo que o filão de jogos está cada vez maior e mais atraente.

Aproveitando da maior potência dos celulares, e com a evolução do nível técnico dos desenvolvedores deste segmento, os jogos vem ganhando em complexidade, variedade e qualidade, conseguindo muitas vezes formar legiões de fãs, que consomem não somente os jogos em si, mas recursos in-game que muitas vezes geram e são fonte de enormes receitas para as empresas que criam estes programas, com crescimento verificado ano após ano.

Para o desenvolvedor em início de carreira, o segmento de jogos surge como uma opção extremamente atraente, com vários argumentos a favor deste tipo de produto. Confira a seguir os principais motivos para se interessar em desenvolver seu próprio game:

  • Monetização: como dito no início, os gastos in-game têm crescido e apresentado excelentes resultados para os desenvolvedores, o que é uma forma democrática e atraente de obter rentabilidade com o produto. Ainda existe a possibilidade de pagamento por download (não recomendado para produtos ainda desconhecidos, mas uma opção para quem já tem tradição no mercado) e propaganda interna (popular, mas em geral desaprovado por usuários);
  • Fidelização: games têm melhor chance de fidelizar seu usuário, quando comparado com apps puramente funcionais, pois apresentam um caráter muito mais emocional de consumo. Isso significa que seu público sempre tem mais chances de baixar um novo produto lançado por você depois de já gostarem de seu jogo;
  • Uso de hardware: no passado, as limitações de hardware impediam jogos muito complexos ou visualmente atraentes, mas com chipsets cada vez mais fortes e baterias de maior duração, os desenvolvedores têm mais recursos para trabalhar com mais criatividade, oferecendo produtos com mais chance de cativar o público.

Rentabilidade, popularidade e muitas opções para dar asas à criatividade: este é o cenário mundial de games mobile.

Se quiser fazer parte disso, não perca tempo: comece agora a se preparar para atuar em alto nível com um curso avançado na sua plataforma favorita, para dominar as principais linguagens do mercado atual de mobilidade e, com isso, estar realmente preparado para criar um produto diferenciado, que consiga se destacar no mercado e cativar de uma vez por todas este público vasto e cada vez mais exigente.