Com cada vez mais ofertas de apps na App Store e na Google Play, novos desenvolvedores começam a encontrar dificuldades para criar algo totalmente novo, ou para identificar um nicho ainda razoavelmente inexplorado, práticas importantes na hora de buscar a diferenciação. Neste caso, uma boa opção para o desenvolvedor é o mercado feminino. 

As mulheres começam a despontar como um nicho atraente, pois suas demandas e necessidades apresentam, ao mesmo tempo, excelente potencial de mercado e pouca oferta de produtos que supram todas estas necessidades. Para atingir o sucesso, estes apps se alinharam com a ótica da mulher atual: ativa, segura e que valoriza o bem-estar e a qualidade de vida.

Para quem busca uma referência de como começar um projeto neste sentido, vale a pena conferir a abordagem de alguns destes produtos sobre o público e as necessidades que eles atendem:

  • Organização: pensando na vida agitada de muitas mulheres que precisam equilibrar a vida profissional com a atribulada rotina de casa, apps de organização de tarefas e agenda tem ganhado popularidade entre as mulheres. Desde o clássico Evernote para organizar tarefas até o app de controle de finanças Mint Personal Finance, estes apps ajudam a manter tudo em ordem, e têm grande chance de serem amplamente utilizados pela usuária, se forem bem construídos e funcionais;
  • Moda: desde ajuda para combinar peças do guarda roupa até trazer notícias de tendências e eventos do mundo fashion, apps como o Stylish Girl e Style.com são exemplos de como é possível abordar assuntos do interesse e do universo feminino de várias formas, com criatividade e relevância;
  • Saúde: tomar água suficiente, comer de forma saudável, fazer exercícios, tudo isso e muito mais pode ser ajudado pela tecnologia, com apps que ajudam no controle destas rotinas e trazem ainda dicas de saúde e bem-estar. Confira o Virtual Gym e o Guia Nutricional Up para referência.

Como sempre, o foco é atuar solucionando problemas práticos que tenham relacionamento com os interesses e necessidades do público, e estes apps citados seguem bem esta premissa, por isso têm apresentado boas taxas de download. Invista também em um design leve e fluido, algo que destaque a feminilidade do aplicativo sem exageros e dê atenção para a usabilidade, que deve estar de acordo com a finalidade do produto.